Bombeiros realizam operações no complexo do Baú
Com a autorização do Departamento Estadual de Defesa Civil, equipes de resgate coordenadas pelo Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CMSC), retomaram nesta quinta-feira (4) as operações de busca e resgate de corpos e possíveis sobreviventes nas áreas consideradas de alto risco do complexo do Baú, no município de Ilhota.
Devido à possibilidade de novos deslizamentos, o acesso ao local foi liberado apenas para as equipes que realizam o trabalho de resgate. O CBMSC apresentou um plano de contingência especial para garantir a integridade física dos envolvidos na operação. O acesso de particulares e da imprensa continua proibido.
De acordo com geólogos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas que estiveram no local, a liberação definitiva da área pode demorar até 20 dias.
Conforme disse o comandante geral do CBMSC, coronel Álvaro Maus, um posto de comando foi montado na região para operar com toda a segurança necessária. "Trata-se de uma operação que demanda diversos cuidados, devido ao risco do terreno. Porém, todas as medidas de segurança estão sendo adotadas. Nas outras regiões as operações acontecem normalmente", explica.